Finlândia revê era de ouro do seu design
O desenho orgânico de Alvar Aalto cravou a Finlândia no mapa do design mundial durante a efervescente vanguarda europeia do século 20. O arquiteto foi um dos pioneiros, mas não o único, a pavimentar o caminho que faz Helsinque ser hoje um destaque de peso nesta área, como revela a nova mostra do Design Museum finlandês.
Em cartaz até 23 de setembro, Builders of Future ("construtores do futuro" em português) foca em um período interessante da história, entre 1945 e 1967, e revela como o desenho industrial criou uma identidade moderna e unificadora importante para o futuro que estava por vir para o país escandinavo.
As peças de madeira clara, as tapeçarias coloridas e estampadas e os delicados vidros mostram ao público como o período de ouro da arquitetura, da moda e do design finlandês foi fundamental para a reconstrução da nação após o fim do terror da 2ª Guerra. Lado a lado, os objetos promovem a elegância das estrelas da Finlândia com a mesma força que discutem o impacto do design no dia a dia das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário