Apoio ao capitalismo aumenta entre brasileiros, mas com políticas sociais
Sílvio Guedes Crespo
A mais recente edição do Latinobarômetro mostrou um aumento do apoio dos brasileiros à economia de mercado, ou seja, ao capitalismo. Ao mesmo tempo, a maior parte dos pesquisados vê o Estado como uma entidade capaz de acabar com grande parte da pobreza, senão toda ela.
Em texto anterior, este blog informou que o apoio à privatização, entre os brasileiros, é o segundo maior da América Latina.
Os dados sugerem que a população apoia um equilíbrio na relação entre Estado e mercado. A maioria (63%) acredita que as empresas privadas são indispensáveis para o desenvolvimento do país. Por outro lado, 77% confiam na capacidade estatal de combater a pobreza.
Veja abaixo alguns dos resultados da pesquisa.
Apoio ao capitalismo
O apoio da população à economia de mercado atingiu o maior nível desde 2005.
Políticas sociais
A população brasileira é a segunda da América Latina entre as que mais confiam na capacidade do Estado de resolver grande parte da pobreza, senão toda ela.
Do total de entrevistados, 77% disseram que o poder público é capaz de combater totalmente ou grande parte desse problema. Somente no Paraguai o otimismo com essa capacidade do Estado é maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário