LINFOMA CAUSA A MORTE DE 4.000 PESSOAS POR ANO (1)
O linfoma é a sexta causa de câncer no Brasil, mas a maioria da população desconhece o linfoma e quais são seus sintomas, segundo o Dr. Carlos Chiattone, Diretor da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), para quem 70% da população não sabe o significado da palavra linfoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, cerca de 4 mil pessoas morrem anualmente em consequência de linfoma e que são registrados em torno de 10 mil casos da doença anualmente.
LINFOMA CAUSA A MORTE DE 4.000 PESSOAS POR ANO (2)
Nos últimos 20 anos a incidência de linfoma dobrou, mas o desconhecimento sobre este tipo de câncer preocupa a comunidade médica e os especialistas. Na realidade, não existe um método preventivo para o linfoma, sendo importante ficar alerta para alguns sinais como nódulos no pescoço, na região axilar, virilha, febre, suor profundo à noite e perda de peso. Tecnicamente, os linfomas são cânceres das células do sistema imunológico e podem se manifestar de diferentes formas em qualquer lugar do corpo em que haja células linfáticas.
LINFOMA CAUSA A MORTE DE 4.000 PESSOAS POR ANO (3)
Eles se dividem em dois grupos: Hodgkin e não Hodgkin. Um tem cura em torno de 90% e o outro é mais complexo, com mais de 50 subtipos com manifestações clínicas e prognósticos distintos. A biópsia é o exame de excelência. As opções terapêuticas geralmente são quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. Quanto mais rápido for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário