sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A lâmpada acesa há 112 anos.

Curiosidades – 


lampada-100anos-2

Segundo o Livro dos Recordes Guinness, essa é a lâmpada que está acesa há mais tempo. Conhecida como “Centennial Light Bulb”, ou lâmpada centenária, ela está localizada em uma central de bombeiros na Califórnia e foi instalada em 1901. Desde então, a lâmpada de 60 watts funciona 24 horas por dia, operando com cerca de 4 watts. A data exata do início de seu funcionamento não é conhecida, mas o aniversário do curioso objeto acontece no dia 18 de junho.
A lâmpada teve apenas uma rápida pausa em sua operação ao longo de todos esses anos. Ela foi apagada em 1976, por alguns cortes de energia, quando a estação de bombeiros mudou sua localização.
Muitos cientistas ainda estão intrigados por não terem encontrado uma explicação sobre como a lâmpada continua brilhando por tanto tempo. O que se sabe é que invenção de Adolphe Chaillet é uma lâmpada incandescente aperfeiçoada, com propriedades físicas singulares. Também conhecida como A Lâmpada de Livermore, suspeita-se que o motivo seja a corrente baixa que alimenta a lâmpada.
shelby-patente
A lâmpada mais duradoura do mundo se difere das contemporâneas de duas maneiras. Seu filamento é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada comum. Além disso, o filamento é feito de carbono, um melhor condutor de eletricidade do que os presentes nas lâmpadas normais. As lâmpadas incandescentes, que não possuem um sistema absolutamente confiável de acionamento, costumam queimar, em média, após mil horas de uso.
O aniversário de 112 anos será comemorado em junho, quando o corpo de bombeiros comemora a data com festa e bolo personalizado com velas.
O objeto misterioso é observado 24h por dia, através de sistemas de câmeras, e um fato curioso é que a webcam instalada para acompanhar o misterioso objeto já foi trocada por duas vezes, e está indo para terceira. A centenária lâmpada tem uma webcam dedicada a ela, atualizada a cada 10 segundos, que você pode conferir nesse site: http://www.centennialbulb.org/photos.htm
Texto de Diego Vieira da Página Imagens Históricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário