terça-feira, 9 de julho de 2013

Pesquisadores transformam a água do mar em água potável através de natotecnologia



 
O Objetivo é criar um dispositivo portátil que possa ser utilizado em situações de emergência.
Uma equipe de pesquisadores do MIT desenvolveu um dispositivo que consegue transformar pequenas quantidades de água do mar (salgada) em água potável. Graças à nanotecnologia este método é bastante mais simples do que os métodos de dessalinização habituais. O estudo está publicado na 'Nature Nanotechnology'.

O instrumento agora apresentado funciona mediante um fenômeno conhecido como “polarização por concentração de Íons que acontece quanto uma corrente de Íons circula através de um nano-canal que vai selecionando os Íons.

Os processos tradicionais de dessalinização requerem um grande consumo energético. A água é forçada a passar por uma membrana que remove as células do sal. Por isso, só funcionam com grandes quantidades de água. Economicamente, são dispendiosas.

Neste novo método, que já tem sido utilizado para outros fins, a água com carga iónica, salgada, passa por um nano-canal. Ao longo do canal existe uma voltagem que repele as partículas com carga. Isto faz com que o líquido se separe, criando dois fluxos, um com carga e outro com partículas neutras.

Os pesquisadores ainda não sabem como sequenciar e juntar várias destas unidades. O seu objetivo é conseguir criar um dispositivo portátil que possa funcionar com uma bateria que trabalhe a energia solar. Isto para ser utilizado em situações de emergência (ajudar pessoas que vivem em ambientes de seca, vítimas de cheias ou outros desastres naturais).

Segundo os cálculos dos cientistas, seria necessário integrar 1600 unidades nano para um dispositivo de 20 centímetros. Com isso seria possível gerar 300 mililitros de água por minuto.

Ciência Hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário