Fachada de casa desliza sobre trilhos
Solução permite diferentes relações com entorno
Sliding House ou, em português, "casa deslizante". O nome desta residência, localizada em Suffolk, Inglaterra, não poderia ser mais apropriado. Afinal, a fachada literalmente desliza sobre trilhos, cobrindo algumas partes da casa enquanto revela outras. Além de proporcionar diferentes visuais, o mecanismo possibilita diversas formas de se lidar com as mudanças da luz, da temperatura e – por que não? – da vontade de seus moradores.
Desenhada pelo estúdio londrino dRMM, a casa remete, em um primeiro olhar, a uma típica casa de campo contemporânea. Ela conta com telhado de duas águas, tijolo aparente e acabamentos de madeira que reúnem conforto e funcionalidade. As semelhanças, porém, param por aí. O resto é alta tecnologia, uma vez que a estrutura que permite o deslizamento depende de uma série de soluções, no mínimo, engenhosas.
Assim, paredes externas e cobertura formam uma espécie de casca dupla. A primeira, fixa, é quase toda de vidro, enquanto a segunda, deslizante, corre sobre trilhos. Criam-se, desse modo, distintas relações entre o interior da casa e o universo exterior. Com mais de 20 toneladas, a estrutura independente é feita de aço e madeira e conta com motores elétricos que, embutidos, são o segredo da casa deslizante.
ARQUITETURA MUITO INTERESSANTE.
ResponderExcluir