domingo, 5 de maio de 2013

Em eleição, Malásia decide futuro da coalização mais longeva do mundo



Oposição tenta aproveitar último resultado, com fraqueza do governo.
Coalizão deve ganhar, mas pesquisas mostram corrida apertada.

Os malaios votaram neste domingo (5) em eleições que podem enfraquecer ou mesmo acabar com o mandato de coalização que há mais tempo se mantém no poder no mundo e que enfrenta grande desafio a partir de uma oposição comprometida em limpar a política e acabar com políticas baseadas em raça.
Encabeçados pelo ex-ministro de Finanças Anwar Ibraim, a oposição pretende aproveitar o resultado eleitoral obtido em 2008, quando a coalização governista Barisan Nacional (BN), ou Frente Nacional, perdeu sua habitual maioria parlamentar de dois terços.
Malaios checam seus nomes antes de votar neste domingo (5) (Foto: Goh Chai Hin/AFP)Malaios checam seus nomes antes de votar neste domingo (5) (Foto: Goh Chai Hin/AFP)
A coalização é prevista para ganhar, mas pesquisas de opinião mostraram uma corrida eleitoral apertada nas últimas semanas, com o primeiro-ministro Najib Razak lutando para traduzir um forte crescimento econômico e uma enxurrada de doações sociais em votos.
Com a contagem dos votos em estágio inicial, Anwar foi rápido em reivindicar a vitória para a sua Pakatan Rakyat (PR), ou Aliança do Povo, um sinal de que a oposição está pronta para disputar o resultado eleitoral caso haja alegações de fraude.
"PR foi o vencedor", escreveu ele em sua conta no Twitter, pedindo que o partido do governo e a Comissão Eleitoral "não tentem sequestrar os resultados".
As autoridades eleitorais disseram que o número de eleitores foi de 28 milhões de pessoas, cerca de 80 por cento do total, um recorde na que pode ser a eleição mais acirrada em 56 anos de coalização da Frente Nacional.
O líder da oposição, Anwar Ibrahim, vota ao lado da mulher na Malásia (Foto: Goh Chai Hin/AFP)O líder da oposição, Anwar Ibrahim, vota ao lado da mulher na Malásia (Foto: Goh Chai Hin/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário